Peña Don Fernando

Largo da aldeia

Largo da aldeia

 No domingo, resolvemos fazer um programa diferente: sair um pouco de São Paulo e respirar o ar do interior. Fomos a Carapicuíba ao restaurante típico chileno Peña Don Fernando, que foi fundado há 26 anos pelo chileno Fernando Rafael Astorga, que está no comando da casa até hoje, ao lado de Oscar Bravo Ritto. Fica a sete minutos do Km 22,5 da Raposo Tavares. Na estrada existem placas anunciando uma das especialidades da casa: o peixe no barro.

DSC02148

 DSC02147

O freguês escolhe a qualidade do peixe (anchova, tainha ou salmão), que é temperado com cebola, orégano, salsinha, vinagre, óleo e sal. Em seguida, é embrulhado com folhas de couve e papel alumínio. Disposto numa telha, é coberto com terra molhada. A escultura vai ao forno de barro e, dependendo do tipo do peixe, permanece até 50 minutos. Pelo mesmo processo passa o frango, recheado com linguiça e legumes.

De entrada, pedimos empanadas (carne, queijo ou frango) , que estavam deliciosas e para beber, pisco sauer (muito doce). Depois, resolvemos pedir 1/2 frango, já que o Madá não é muito chegado a peixe. Infelizmente, não conseguimos experimentar a sobremesa: banana assada no forno com açúcar e canela, pois já havíamos exagerado na quantidade de comida.

DSC02133

DSC02135

O restaurante foi buscar nas antigas peñas chilenas (locais rústicos onde o povo se reunia para cantar) detalhes como o chão de terra batida, o telhado de sapê, a parede decorada com fundos de garrafa e até uma enorme lareira. O ambiente ganha ares de Arriba Chile com a música latina ao vivo todas às sextas-feiras e sábados, à noite  e domingos, no almoço.

DSC02130

DSC02132

 

O Restaurante Don Fernando está instalado em uma das mais antigas regiões do Estado: Carapicuíba, uma das 12 aldeias que o padre Anchieta fundou para preservar a educação dos índios.
Detalhes históricos estão registrados na arquitetura das casas que ostentam janelas e portas rústicas datadas de 1580. Uma enorme cruz no pátio da aldeia lembra o trabalho dos missionários no Brasil. O catolicismo é marcado também pela presença da igrejinha de Santa Catarina.

DSC02142

Peña Don Fernando

http://www.donfernando.com.br/default.asp

Largo da Aldeia de Carapicuíba, 3
Acesso pelo Km 22,2 da rodovia Raposo Tavares
Fone: (11) 4146-3903 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: